AQ2 Evolution

05Jul09

Ok, este tópico foi discutido à pouco tempo assim de leve no forum.

O AQ2 tem apenas 2 opções para continuar a existir ou é melhorado ou evolui.

Melhorar segundo conversas que tive com o Insan3 e segundo os posts tanto do Goodeye e do Emp têm um grande trabalho pela frente, a documentação existe espalhada por diversos websites, todos sabemos quais os defeitos do AQ2 e também sabemos que a maioria são por ser um jogo com 1 década de existência.

Mas também sabemos que a ordem natural de todas as coisas é a evolução ou a morte e sem tentar ser dramático é exactamente nesse principio em que nos encontramos.

Quanto a mim e segundo as opiniões de muitas pessoas o AQ2 têm possivelmente que perder a parte Quake2 da equação pois infelizmente a jogabilidade é a única coisa que mantém algumas pessoas a jogar no entanto existem demasiados obstáculos.

Quanto a mim que andei a pensar e a investigar alguns jogos e alguns mods no mercado o AQ2 têm apenas 1 solução para se tornar um jogo jogado, competitivo e mainstream.

Evoluir e evoluir como? Com um novo gaming engine.

Existem algumas opções no mercado sendo as mais fortes o engine do Half Life que tem uma comunidade e documentação enorme e a do Crysis que tem uma comunidade super activa e constantemente novos mods a serem produzidos pois é uma engine com possibilidades quase infinitas.

Do que andei a investigar, ler os vídeos que vi e testei a SandBox 2 do Crysis é possivelmente a melhor aposta para evoluir o AQ2, é possível sem qualquer programação praticamente criar um mod, tudo através de flowgraphs. A documentação é fenomenal e a comunidade interessada em ajudar.

Como todos sabem o Crysis é conhecido por ser um jogo super exigente mesmo nas máquinas mais recentes no entanto qulquer computador comprado hoje em dia por 800€ corre o crysis. Mas esse problema nem se fala pois ao construirmos o mod temos a possibilidade de definir para que tipo de máquinas estamos a desenvolver o mod.

A minha ideia é a seguinte, limpar o Quake2 com uma equipa por exemplo liderada pelo insan3 etc. e criar um pak que seja de fácil distribuição na Internet e fácil instalação para que tenhamos uma versão melhorada do AQ2 enquanto o mod é desenvolvido.

Para jogarmos o mod do Action no Crysis só temos que ter um dos jogos do Crysis instalado seja o warhead ou wars que são mais pequenos e exigentes com as máquinas.

Incluir o mod na pasta mods e fazer load dentro do jogo e já está, a ideia é fazermos uma total conversion ou seja nao é apenas incluir os mapas AQ2 no Crysis mas sim quase um jogo à parte, mapas, skins, miras, jogabilidade, networking options, armas, acessórios quem sabe novos acessórios mais armas, etc na realidade chama-se evoluir dai querer evoluir em todos os aspectos inclusive quem sabe uma coisa ou outra no movimento, e fazer um tweak ao máximo para que a jogabilidade seja o mais parecida possível com o AQ2 mas lá está com tudo aquilo que conhecemos do Crysis.

Todas as opções, ideias e modificações que penso fazer não vou falar agora aqui isso será noutra altura apenas preciso e gostaria de saber a vossa opinião.



3 Responses to “AQ2 Evolution”

  1. 1 ViTiNH0

    Bom dia,

    Penso que com este planeamento todo, tudo pensado, com boas ideias.. basta a disponibilidade da comunidade.. se levar-mos isto a sério o AQ2 pode deixar de ser 1 piada e ser 1 jogo respeitado e jogado por muita gente.. É claro que há gente a pensar.. oh mas assim vai modificar tudo o que conhecemos.. vamos deixar de saber para onde strefar, saber para onde apontar.. vai ficar diferente..

    A diferença é 1 problema? Penso que não, se não se evoluir como o meu irmão disse.. não se chega a lado nenhum, a evolução traz mudança, sim exacto.. mas se isso tornar o AQ2 mais jogado vamos a isso..

    É claro que o pessoal vai achar totalmente diferente e à primeira não vai gostar ( estranhar ) mas isso passa.. 1 pessoa habitua-se..

    O que importa é levar o AQ2 longe e trazê-lo melhor do que nunca..

    [ ]

  2. 2 ViGiLnT

    Ainda bem que existem pessoas a ter ideias, mas no entanto a ideia não me parece viável…

    Aq2 no Crysis? Primeiro, suponho que se tinha que comprar uma cópia do crysis para poder jogar o mod certo? Segundo, também suponho (pq nunca joguei) que o Crysis não tem strafe jumps.

    São só duas coisas que me lembrei a ler este post, acho q é uma ideia com muito poucas probabilidades de sucesso…

    Por outro lado, e eu sei que a comunidade de Aq2 (inclusivé eu) nunca foi muito fã do Reaction, mas está a ser desenvolvido activamente, e vão tentar fazer algo com os gajos do Urban Terror fizeram, que é lançar o Reaction sobre o ioQuake3 e assim o jogo fica stand-alone.

    Na minha opinião, se têm tanta vontade de ajudar, e não deixar o jogo morrer, acho que o melhor era ajudar os gajos do Reaction a fazer um jogo melhor.

    Como disse, o Urban Terror usa o mesmo motor, e tem ainda uma comunidade bastante activa (acho eu, mas há pessoas que o saberão melhor do que eu). E o Quake 3 ainda tem muito para dar.

  3. 3 aq2portugal

    Para o Vitinho…
    A ideia é deixar tudo o que for possível igual então fica igual acima de tudo quero modificar os gráficos e ligeiramente o realismo tirando isso saltos etc é esforçar ao máximo para manter tudo igual mesmo porque queria ver se possível importar directamente os edifícios e objectos 3D e as sua localizações do AQ2 para o crysis directamente e meter apenas texturas novas etc…se não for possível modela-se tudo em 3D logo se vê 😀

    Para o ViGiLnT
    Sem dúvida que é uma ideia arrojada e que levará muita discussão mas é isso mesmo que desejo acima de tudo que vocês digam comentem chamem-me nomes, sua porca e tal, que digam epa isso assim não vai funcionar faz antes assim. Que sei que a mensagem está a chegar, mas agora respondendo.

    E apesar de defender sempre o meu ponto de vista não significa que não tomo em atenção tudo o que me dizem.

    Aq2 no Crysis? Primeiro, suponho que se tinha que comprar uma cópia do crysis para poder jogar o mod certo?

    Comprar uma cópia do Crysis, sim possivelmente ou pedir emprestado de um amigo qualquer coisa, se a maioria sabe “arranjar” Quake2 ou COD4 para jogarem acredito que também saibam arranjar o Crysis e apenas precisam de ter o jogo instalado pois para jogar na Internet o nosso mod não precisa de serial etc.

    Segundo, também suponho (pq nunca joguei) que o Crysis não tem strafe jumps.

    Certíssimo, no entanto ao criarmos o mod nós podemos criar não só animações diferentes como podemos criar novas formas do avatar no crysis interagir com o jogo como posso demonstrar neste vídeo feito por alguém que andou a explorar movimentos no Crysis feitos por ele com o flowgraph.
    Demonstração do que se pode fazer com o flowgraph, grande parte deste movimentos e trick jumps não existem no crysis original

    Por outro lado, e eu sei que a comunidade de Aq2 (inclusivé eu) nunca foi muito fã do Reaction, mas está a ser desenvolvido activamente, e vão tentar fazer algo com os gajos do Urban Terror fizeram, que é lançar o Reaction sobre o ioQuake3 e assim o jogo fica stand-alone….como disse, o Urban Terror usa o mesmo motor…Na minha opinião, se têm tanta vontade de ajudar, e não deixar o jogo morrer, acho que o melhor era ajudar os gajos do Reaction a fazer um jogo melhor.

    Nem mais nem menos, percebo a ideia e sei que a nova versão do URT está a ser desenvolvida com um grafismo muito bom, o reaction está de volta a ser desenvolvido? óptimo não sabia mesmo, mas não estou a ver ninguém daqui desta comunidade a ajudar de forma voluntarista a equipa por de traz do reaction, e já para não falar que a maioria das pessoas não gostaram do 1º reaction quem me diz que eles acertam desta vez ou que vão ter aquilo que eu e outros desta comunidade achamos importante, já para não falar que quando falo em evoluir o AQ2 é de forma a que seja compatível com as expectativas dos que já jogam e dos que venham a ouvir falar e sinceramente só posso confiar esse projecto a nós. 1º porque a minha ideia como já referi inúmeras vezes é fazer do AQ2 ou da sua evolução um possível E-sport e para que isso aconteça são necessárias certas qualidades num jogo que mais uma vez digo não posso garantir que o reaction venha a ter e depois acredito que a comunidade portuguesa de Action Quake 2 ao vir a criar algo para variar e não ficar dependente de 3ºs como sempre ou são os finlandeses ou os americanos ou seja la o que for poderia vir a ter algo em que se pudesse orgulhar.

    Na melhor das hipóteses pensa o seguinte, no futuro vais poder escolher entre 2 evoluções do AQ2 a nossa e a deles na pior das hipóteses jogas só o novo reaction se assim o desejares ao menos tens opções.


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